Sobre o grupo

O Grupo de Pesquisa em Nanocompósitos Funcionais à Base de Polímeros Biodegradáveis (NanoBio) foi criado a partir da integração de professores, pesquisadores e estudantes das áreas de materiais, física e química, que trabalham em áreas afins e que se complementam em seus estudos. Isso confere ao grupo um caráter multidisciplinar para o desenvolvimento de novos materiais ou para a melhoria das propriedades e ampliação das aplicações dos materiais já existentes.

Todos os trabalhos anteriores à criação do Grupo são fruto dos projetos de pesquisa coordenados pela Profa. Dra. Larissa Nardini Carli desde o ano de 2012, a partir dos quais já foram geradas diversas publicações em periódicos científicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Estes trabalhos tem se destacado na área de polímeros biodegradáveis e de fonte renovável, nanocompósitos poliméricos, modificação de argilas e aplicações de polímeros biodegradáveis ativos/funcionais na indústria de embalagens de alimentos, agricultura, e tratamento de águas e efluentes.

Desta forma, com a criação do Grupo de Pesquisa em Nanocompósitos Funcionais à Base de Polímeros Biodegradáveis (NanoBio) busca-se ampliar as pesquisas a respeito da obtenção de materiais funcionais à base de polímeros biodegradáveis através de processos eficientes e ambientalmente amigáveis.  Como repercussões do grupo, esperam-se avanços no estado da arte no que tange a funcionalização, caracterização e utilização de polímeros biodegradáveis para aplicações variadas. Ainda neste cenário, além das questões técnico-científicas, pretende-se contribuir na formação e na consolidação do conhecimento por parte dos estudantes do curso de Engenharia de Materiais e do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) do Campus Blumenau da UFSC. Estes estudantes terão a oportunidade, através do desenvolvimento de pesquisas e realização de experimentos, de ter contato com materiais inovadores e com tecnologias aplicadas, diretamente relacionadas à sua área de atuação profissional. Além da formação de recursos humanos, tem-se o desenvolvimento das atividades de pesquisa em ciência e tecnologia na área de engenharia de materiais no estado de Santa Catarina. Ainda, busca-se a ampliação a infraestrutura de pesquisa existente nas dependências do Campus Blumenau da UFSC, que iniciou suas atividades em 2014, através da criação de um laboratório de pesquisa específico para a realização de atividades do Grupo, além da consolidação e abertura de novas colaborações com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.